quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Projeto Vida Ativa - Promovendo a cidadania do idoso


Conheça o Projeto Vida Ativa

 Linha de Ação
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A quem o Projeto Vida Ativa é direcionado?
O Projeto é direcionado a 120 idosos em situação de vulnerabilidade social, sendo 60 residentes na sede do Município de Lavras da Mangabeira e 60 no distrito do Quitaiús, referenciados pelo CRAS.

Qual o principal objetivo desse Projeto?
Incentivar e valorizar a implementação do Estatuto Nacional do Idoso, da Política Nacional de Assistência Social – PNAS e do Sistema Único de Saúde – SUAS, através da ampliação do atendimento a pessoa idosa, em situação de vulnerabilidade social no território do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Lavras da Mangabeira, através de grupos socioeducativos que incentivem na melhoria da qualidade de vida dos idosos.
Qual será a metodologia implantada?
A implantação desse projeto será uma complementação das atividades já realizadas em detrimento da pessoa idosa, atendendo ao Artigo 3° quando assegura o idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Assim, as ações a serem desenvolvidas serão realizadas através das seguintes etapas:
1ª Etapa: Divulgação e mobilização do público-alvo. Esta etapa consiste em levar ao conhecimento do público-alvo o trabalho a ser desenvolvido pelo Projeto.
2ª Etapa: Execução. Nesta etapa se dará à implantação do Projeto.

Como acontecerá a articulação institucional?
O Projeto contará com a participação da Secretaria de Saúde, através dos Profissionais dos PSF’s na área de abrangência do funcionamento do projeto; da Secretaria de Educação, através dos Pedagogos de formação de jovens e adultos; da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, cedendo seus profissionais para oficinas de cultura e esporte; da Pastoral do Idoso ( igreja católica), através do acompanhamento das ações sociais; do Centro de Referência da Assistência social – CRAS, na Coordenação da execução; do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; da Casa do Idoso Otoni Lopes de Oliveira, através da disposição de espaço e profissionais; do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, através dos profissionais de apoio psicossocial; Conselho do Idoso, no acompanhamento e fiscalização das ações e o Ministério Público no acompanhamento e fiscalização.

Onde será executado o Projeto Vida Ativa?
O espaço físico será nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, da sede do município e no do Quitaiús, na Casa do Idoso Otoni Lopes de Oliveira


















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário